28 novembro 2019 0 comentários

Laje treliçada é um tipo de laje pré moldada que possui uma estrutura de treliça como armadura, fixa a uma placa de concreto. Nos vãos entre esta estrutura, utiliza-se algum material de preenchimento, de forma similar ao que acontece com outros modelos como poliestireno expandido (EPS) ou blocos cerâmicos.

Com um projeto estrutural adequado, é possível vencer vãos consideráveis, de até 12 metros de comprimento, com espessuras proporcionais de laje dependendo do vão a ser vencido e da carga que será aplicada na laje. Essas espessuras partem de doze até trinta centímetros.
 
O resultado, após a concretagem, pode ser considerado um tipo de laje nervurada unidirecional (ou bidirecional, conforme a concepção).

Laje treliçada com preenchimento com blocos cerâmicos
Projeto e execução de laje treliçada

Para a confecção de um projeto de laje treliçada, o primeiro passo consiste na definição das peças a serem utilizadas e na definição da orientação, determinada pelo projetista estrutural com base nas características do projeto arquitetônico.

Essas peças a definir são tanto as vigas treliçadas como o material de preenchimento, que irá influenciar, e muito, no peso próprio da estrutura. Nela, conforme o projeto estrutural, dispõe-se as placas com largura média de 12 cm e treliças metálicas fixas a elas, sobre cimbramento (formas e escoras). Após, são colocados entre estas estruturas os elementos de preenchimento. Deve-se atentar quando for utilizada peça em EPS para se evitar acidentes.

Acima da estrutura e do preenchimento, dispõe-se armaduras complementares que são produzidas no canteiro de obras. Nesse momento, as tubulações para instalações hidrossanitárias e elétricas (esperas ou tubos de piso) são dispostas em seus devidos locais.

Após, executa-se capeamento em concreto de pequena espessura sobre o enchimento e em maior espessura nas nervuras sobre as treliças.

Os cuidados para outras concretagens aqui se repetem. Eles começam pela altura de lançamento, adensamento e cura em prazo adequado.

Vantagens no uso de lajes trelicadas
O uso de lajes treliçadas apresenta as seguintes vantagens:

Vencer grandes vãos permite maior flexibilidade arquitetônica, quando combinada a sistemas como gesso acartonado nas paredes.
Uma estrutura de laje com menor peso próprio acarreta redução de cargas nos demais elementos estruturais que a suportam, desde a supraestrutura (pilares e vigas) até a fundação.
A redução de cargas sobre os outros elementos estruturais promove reduções de seção de concreto e aço. Esses elementos participam dos principais itens da curva ABC de um orçamento de obra, sendo muito positiva a redução nesses custos.
Peças de EPS geram contribuição para a melhoria do desempenho térmico e acústico da edificação.
Redução da demanda por escoramento e mão de obra.